Toda empresa que oferece crédito aos clientes precisa estar preparada para a inadimplência, mas você sabe qual é o limite dessa defasagem? Às vezes, o que falta é apenas uma boa negociação para que o dinheiro entre no cofre da empresa.
Se você acha que a inadimplência do seu negócio está alta demais, mas não sabe o que fazer, abaixo, listamos algumas medidas para reduzir ou até acabar com esta adversidade.
Qual a taxa de inadimplência aceitável?
São consideradas inadimplentes, pessoas com pagamentos não quitados que superem 90 dias de atraso. Conforme o Banco Central, uma taxa de inadimplência aceitável está na faixa de 5%, mas este número pode variar bastante conforme o segmento do negócio.
Veja como diminuir a inadimplência:
Fique de olho nos atrasados
Mantenha em fácil visualização todos os casos de inadimplência e monitore-os no dia a dia. Se possível, tenha uma equipe responsável por fazer contato com essas pessoas e oferecer a elas um acordo. Caso você não tenha uma equipe preparada para isso, pode contar com a Neocob.
Aceite diferentes formas de pagamento
Nada pior do que fazer uma excelente negociação e na hora de cobrar, ter formas limitadas de cobrança para passar ao cliente. Neste momento, é necessário investir em diferentes formas de receber, para facilitar o máximo possível a tarefa do inadimplente.
Negocie sempre
Falando em negociar, negocie sempre! O indicado é que você trabalhe com uma margem bem estabelecida de flexibilidade do pagamento. Se você tem diversas formas de pagamento, pode ser menos flexível na hora de diminuir o valor, mas se aceita apenas uma forma de pagamento, talvez seja necessário abrir um pouco mais a negociação.
Aplique uma política de cobrança
Não deixe soltas as informações sobre cobranças e negociações. Crie uma política externa que define as medidas que serão tomadas em caso de não pagamento. Este material, além de servir como documento judicial, deixa explícitas as perdas do cliente ao não cumprir com o pagamento da dívida. A depender do tipo de negócio, as medidas podem envolver, inclusive, a parada imediata do fornecimento do produto ou serviço adquirido.
Automatize seus processos
Use a tecnologia a seu favor para recuperar o caixa da empresa! A gestão das cobranças não é um trabalho fácil, neste processo, é preciso investir em relacionamento e também na agressividade para concretizar o negócio.
Com a Neocob você pode ter um acompanhamento em tempo real do retorno obtido com clientes inadimplentes. Com transparência, segurança e tratamento individualizado para cada cliente, a gestão de cobrança do seu negócio ficará muito mais fácil.