5 dicas para conceder crédito com menos risco

Quatro em cada dez brasileiros possuem alguma dívida em atraso, conforme pesquisa realizada pelo Datafolha no segundo semestre de 2021. Com a pandemia de Covid 19, o número de inadimplentes dobrou no Brasil. Mesmo assim, conceder crédito ainda é uma das principais formas de aumentar a lucratividade de um negócio.

A pergunta é: como conceder crédito com menos risco? Separamos aqui 5 dicas para conceder crédito para os seus clientes, sem perder o sono com a ideia de acabar não vendo o dinheiro de volta.

1.   Faça uma análise de crédito inicial

Na hora de liberar crédito para o cliente, o primeiro passo é consultar o CPF ou CNPJ em plataformas como as da Serasa e Boa Vista, empresas especializadas em análise de crédito, que costumam ranquear a confiabilidade dos consumidores.

Nesta pré-análise de crédito, também é indicada a pesquisa de dados judiciais, se o requerente foi citado em processos ou outras citações. Este processo é chamado de proteção de crédito.

2.   Consulte o histórico de pagamento

Especialmente se o cliente já for “de casa”, vale avaliar como foi a relação nas compras anteriores. Pontos de atenção são: se o crédito foi aprovado, as parcelas foram pagas em dia? Em caso de atraso, eles eram recorrentes ou pontuais?

Em caso de crédito negado anteriormente, é necessário buscar compreender o motivo e ter atenção redobrada na hora de liberar o crédito.

3.   Busque referências

É possível que o seu cliente já tenha tido histórico de crédito com negócios parceiros, para garantir mais segurança na hora de liberar o crédito, é possível solicitar informações sobre o cliente. Em outros casos, o próprio cliente pode indicar algumas empresas que podem confirmar a boa relação. 

4.   Peça informações extras ao cliente

Caso não tenha informações suficientes para ter segurança na hora de liberar o crédito, é possível pedir informações complementares para o cliente. No caso de pessoas físicas, são consultadas comumente as folhas de pagamento e dívidas fixas como financiamentos e outros.

Em caso de pessoas jurídicas, é necessário pedir acesso às informações financeiras que garantem subsídios para a avaliação. Neste caso, o cliente é quem faz um levantamento dos dados e encaminha para a empresa. Com informações sobre as entradas e saídas, a liberação de crédito é feita de forma segura.

5.   Libere crédito aos poucos

Para iniciar uma relação de crédito com o cliente, ofereça um valor baixo e libere mais conforme a relação vai se estabelecendo. Assim, caso não haja, é possível iniciar um histórico de pagamento com este cliente, com risco reduzido.

Cuide da sua empresa, diminua os riscos das suas ações e mesmo com todos os cuidados, caso você ainda precise de uma empresa que te ajude a cobrar as pessoas e empresas inadimplentes, pode contar com a Neocob!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Junte-se ao Time

Envie seu currículo

Categorias

Posts Recomendados

Vamos conversar!

Insira seus dados no formulário ao lado que entraremos em contato com você.
Seus dados estão seguros conosco e serão tratados de acordo com a LGPD. Não enviaremos qualquer tipo de SPAM.